sábado, 4 de fevereiro de 2012

Postagem de Weekend

Boa Noite a todos e todas! 
Good Evening, everyone!


Que a Paz do Mestre Jesus esteja com todos nós.


Não sei o porquê mas, hoje bateu-me uma vontade de "blogar" um pouco. Talvez tenha sido porque li um cadinho do www.blogdareginalucia.blogspot.com e veio aquela vontade de escrever. Ou talvez isso apenas haja reiterado uma vontade que bateu ainda de quinta-feira para cá.

A semana que passou ainda não foi tão produtiva como imaginara ou quisera contudo, foi produtiva no que pôde ser. Meu novo "saying": PACIÊNCIA! Resolve-se uma coisa de cada vez.

Quero estudar. Sinto falta. Estou torcendo para que eu consiga minha vaga para algum mestrado afim comigo ainda este ano. Seja na LA (Linguística Aplicada) ou na Educação. Deus e Seus Anjos possam me ajudar. Amen!!!

Na correria desta semana, só consegui concluir a correção de mais duas turmas (das sete que tenho, no momento), totalizando 3. Como sou detalhista e o tempo anda disputado entre minhas multi-tarefas, demoro pra caramba com as notas. Tenho medo de errar algo ali, ser injusta acolá, fora os retardatários...Deus, Pai! Como já mudei em algumas coisas de 1998 para cá...quando peguei, oficialmente, turmas com média de 35 alunos para mais. Antes, eram turmas pequenas, alunos particulares...na verdade, informalmente, sempre lecionei algo de bom desde os meus 14 aninhos. Quando se vem com o gosto abençoado para a Educação, não tem jeito. É para ser professor e ninguém venha falar mal desse compromisso.

Hoje lembrei-me de que faço traduções. Vi uma pós-graduação em Tradução. Pena que é Especialização, título que já tenho. Entretanto, é semi-EaD e dá para quebrar a inércia. Vou ver no que me serve de conteúdo a estudar e a repassar, no futuro.

Acabei de falar pelo hotmail/messenger com um ex-aluno, este, ainda no CEFET. Não se pode descrever a boa sensação de poder ter sido útil e ainda ser lembrada pelos seus, um dia, pupilos! Melhor, saber que o que você lecionou serviu e servirá para o futuro desse ser, seja pessoal, profissional, enfim. Esse aluno passou para Biomedicina. É esforçado. Já foi mais tímido e, Graças a Deus e a ele mesmo, não é mais tanto. Na minha opinião, timidez não serve para nada. Ele está à procura de um curso de Inglês nas suas possibilidades, tanto de horário, quanto de custo. Estou vendo no que posso ajudar afinal, quando se trabalha bastante e em vários lugares, como já tive o prazer de fazer, acaba-se conhecendo muita gente, inclusive, que continuaram amigos ou, pelo menos, bons colegas.

Aproveito a deixa acima para lembrar que quem faz o aluno NÃO É O CURSO! Mas sim, o aluno em si. Quando fazia minhas entrevistas e nivelamentos ainda na Wise Up sempre busquei lembrar aos futuros alunos de sua responsabilidade perante seu provável sucesso e/ou insucesso na intenção de aprender sua língua-alvo. Ao professor, dizia eu, caberia uns 30% do aprendizado, os 70% restantes, somente ao pupilo, ora bolas! Afinal, como ensinar a um student se ele não estuda??? Fica complexo.

E isso continuo dizendo para qualquer pupil, de qualquer idioma, de quaisquer cursos ou níveis. O seu teacher não vai abrir sua cachola e jogar tudo mastigadinho lá dentro. Isso não é ensinar, inclusive! Você, dear student, faça juz ao seu título: estude, lute, queime pestana, batalhe, treine, pratique, vivencie o que puder, reflexione, gere dúvidas a partir de treinos, busque ajuda para entender as dificuldades. O professor real estará ali, te apresentando conhecimento, mostrando vertentes, "linkando" temas e temáticas, mesclando métodos e metodologias para que alcance a particularidade (ou as várias) de cada um de vocês. O professor real PEDE dúvidas, precisa dos questionamentos e não de silêncio. E não de cabeças NODDING all the time afirmando estarem "entendendo tudo" quando não estão. We, teachers, se não tivermos dúvidas a tirar, simply não "saímos do canto" (nem o ensino). A sala de aula, para nós professores (quando, além disso, somos linguistas), é um campo maravilhoso para pesquisas e achados e as lacunas do seu estudo, alunos queridos, é o que faz a nossa ciência da linguagem humana caminhar (well, aqui refiro-me mais ao relacionamento teacher-student-languages).

Eita, que me empolguei! Já faz quase uma hora que estou aqui e, TENHO que aproveitar que a moça linda tá no sono de princesa-mirim para que eu ponha roupa para lavar, corrija as avaliações de uma turma enquanto a washing machine trabalha na laundry, fazer uma quick snack e desligar a irrigação do jardim. Fora, arrumar a baguncinha que fiz ao entrar em casa. Tá tudo jogado on my sofa!


Bem, pessoal. Um bom resto de fim-de-semana para vocês e suas famílias, na santa paz de Deus e de Seus Anjos Amados.
Muita luz, saúde, proteção divina, muito amor e muito "axé", como dizem meus familiares de S2, os amados baianos. Amen!

Abraços fraternais.
Teacher Mercy.

Thanks God, a teacher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário