sábado, 28 de abril de 2012

Bom sábado!!!!!!!!!!!!!!!!
ÊÊÊ!!!

Pena que não deu certo fazer uma certa viagem relâmpago alêêê...no RJ. Muito em cima da hora. Na verdade, nem havia me apercebido que daria para fazer da segunda-feira feriado (não tenho aulas nesse dia), junto com o oficial da terça-feira (1o de maio - dia do níver do Tio Walter Evangelista!). Essa "passou batido" mesmo!!! Humpf!

Paciência. Continuando então com o antigo planejamento para o fds, uma das atividades é fazer refeições saudáveis para mim e a filhota e que não demandem muito tempo. Afinal, a moça de 26 meses aqui não me deixa muito espaço e organização. Até que coloco a linda para ajudar-me com a arrumação do que já a cabe fazer (guardar os brinquedos, limpar os farelinhos de pão e biscoito que ela deixa cair (a propósito, biscoito ainda é chamado por ela de "apitar"), arrumar algumas roupinhas mas, é guardando de um lado e bagunçando do outro. KKK. Faz parte!

O lanchinho vem já, Filhota!!! (Entre as 9 e 9h30, procurando seguir o mesmo horário da escolinha, para ela manter a rotina). Hoje vai ser biscoitinho maltado com suco de acerola e uva (Viva os bons sucos "Frankstein", como diz o meu amado companheiro.). Hoje tem aquelas comprinhas-relâmpago no supermercado e acho que vou comprar uma gomazinha (farinha-de-mandioca) para fazer uma tapioquinha pra ela. Que adora!!! Eu evito a tapioca, para mim, mas até que andei teimando uns dias desses! Ah! Mulher teimosa!
Hora do Lanche! Biscoitos maltados Piraquê e suco de uva com acerola.
Já voltando ao assunto alimentação, algumas pessoas andam me perguntando o porquê de eu estar trocando meu amado café pela cevada, bem, pelo menos, em casa...

Fora não ter cafeína (tenho uma certa tendência à insônia e o sistema digestório anda um pouco mais necessitado de cuidados e de menos agressões), a cevada é boa para contribuir com a redução do colesterol ruim e ter um gosto bem particular...até o maridão adotou!

Eis alguns sites falando de seus benefícios:

O texto abaixo tem sua referência logo após ele.

A ingestão de cereais como a Cevada é importante para o bom funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita o trânsito intestinal. Isso tudo ajuda a prevenir o câncer de cólon, afirma a nutricionista e consultora do Restaurante Natural e do Prema Yoga, e explica mais detalhadamente o processo: “Nos intestinos residem bactérias que se alimentam de celulose (fibras não digeríveis pelas enzimas humanas) e como reação produzem substâncias protetoras contra o câncer da parede intestinal.” A presença dos minerais magnésio e selênio torna a cevada um alimento indispensável para quem quer manter o sistema imunológico saudável. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos, e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo. Acredita-se que a ingestão de cevada pode ser aliada no combate a outras doenças: A cevada é útil não só no combate ao câncer, bem como é indicada para o tratamento de doenças pulmonares, desmineralizações, diarréias, infecções dos intestinos e em estados febris. É também ótima fonte de energia para pessoas em convalescença e idosos 

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio. Em 100g de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73g de carboidratos. 12 g de proteínas, 37,7 mg de selênio e 1,94 mg de magnésio. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional. A nutricionista explica:  Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias. A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome. A nutricionista ainda explica que a cevada tem grande importância para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, pois ela é grande fonte de energia ao lado de outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e macarrão integral, batata, mandioca, trigo e aveia. As Diretrizes Dietéticas dos EUA recomendam a ingestão de três porções diárias de cereais ricos em fibras, e que metade delas seja de cereais integrais. A nutricionista ensina qual é a melhor maneira de consumir cevada: ”Seu modo de preparo é similar ao do arroz. Pode ainda ser misturada à ele. Muito apreciada em saladas com legumes e verduras, risotos e também em sopas.”
Arroz de Cevada

1 xíc. de cevada
2 xics. de agua c/ caldo de legumes/carne
Sal
1/2 cebola ralada
Paprica
Cebolinha
Alho- Porró em rodelas finas
Salsinha

Modo de fazer: 
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos. Sirva a seguir.

Se quiser, frite um pouco de cebola em rodelas até que dourem e coloque por cima da cevada. 
Substitui perfeitamente qualquer tipo de arroz.
Experimente, também, fazê-la com lentilha ou grão de bico ensopados com carne de músculo.



Bem, vou ali rapidinho. Tenho que colocar para descongelar o arroz de brócolis e cenoura mais o meu franguinho desfiado que separei para o almoço. Preciso providenciar a lentilha, que anda substituindo o feijão para mim. Ainda bem que estou gostando disso. Ufa! Gosto de comer...e de comer "com gosto"! ^^.

Até a próxima postagem.
Hora de brincar e aprender. Por isso o lúdico funciona!
Beijos nos corações e abraços fraternais a todos.
Saúde, amor e paz.
Today & Sempre.


Um pouco da bagunça aqui de casa. O alfabeto em E.V.A arrumamos juntas há pouco!
Amen, Lord & His Angels of Light!
Love, T. Mercy.

Um comentário: